Na década de sessenta, Paulo Sergio Valle era aviador e estudante de Direito. Voava pela extinta Cruzeiro do Sul tendo tido uma interessante carreira de aviador. Foi piloto de DC-3, instrutor de vôo e examinador da diretoria de Aeronáutica Civil. E foi exatamente nesta década que Paulo Sergio e seu irmão Marcos começaram a compor.

A partir daí Paulo Sergio trocou a aviação por sua grande paixão, a música popular. Marcos fazia as músicas e Paulo Sergio as letras. Assim nasceram Desejo do Mar, Samba de Verão, Sonho de Maria, Preciso Aprender a Ser Só, Gente,Viola Enluarada, Dia de Vitória, Mustang Cor de Sangue, Os Grilos, Capitão de Indústria e tantas outras.

Paulo Sergio fez, mais ou menos nesta mesma época, parcerias com Eumir Deodato, João Donato, Egberto Gismonti, Taiguara, entre outros grandes artistas. Participou ainda de vários festivais da canção, tendo sido vitorioso na Olimpíada da Canção da Grécia com a música Minha Voz Virá do Sol da América em parceria com Marcos Valle, interpretada por Claudia e arranjos de Orlando Silveira.

Participou também de trilhas para cinema (O Seqüestro e Fabuloso Fittipaldi - ambas com Marcos). e televisão (Selva de Pedra, Pigmaleão 70, O Cafona e tantas outras). A trilha de fim de ano da Globo Um Novo Tempo também é de sua autoria juntamente com Marcos e Nelson Motta.

Compôs Horizonte Aberto, tema de abertura da novela Os Gigantes, em parceria com Sergio Mendes e Guto Graça Melo, na voz de Gracinha Leporace e ainda parte da trilha de Vila Sésamo também com Marcos e Nelson Motta.

Depois de um breve tempo trabalhando com jingles nas Produtoras Aquarius e Zurana, das quais era também sócio, voltou para a música popular, tendo então composto canções para todos os grandes cantores da nossa música.

Em parceria com Eduardo Lages teve vinte músicas gravadas por Roberto Carlos. Foram também seus parceiros nesta época fértil: Chico Roque, José Augusto, Ed Wilson, Michael Sullivan, Nenéo, Tavito, Fábio, Augusto César, Reinaldo Arias e muitos outros.

Ainda com Roberto Carlos, compôs para a peça infantil Sonho de Alice, estrelada por Miriam Rios. Com Paraná fez a música Linha do Horizonte, relançada na trilha no filme Bendito Fruto. Com Herbert Vianna, escreveu a canção Se Eu Não te Amasse Tanto Assim, gravada por Ivete Sangalo que recebeu o Premio Multishow de melhor música do ano em 2001. Também com Herbert escreveu Onde Quer Que Eu Vá e Hoje Canções.

Entre os muitos prêmios recebidos, destacam-se os Prêmios Radio Jornal do Brasil de melhor conjunto de obra e a melhor música do Ano: Preciso Aprender a Ser Só. Ganhou com a canção Evidências em parceria com José Augusto, "El Premio ASCAP, la cancion Pop/ Contemporânea más exitosa Del año de 1992. Esta música no Brasil obteve também grande sucesso com Chitãozinho e Xororó, sendo relançada pelo cantor Daniel. Ganhou com Marcos Valle o prêmio "Special Citation os Achievement da Broadcast Music Incorporated" em reconhecimento pelos dois milhões de execuções em rádio por todo o mundo, com a música Samba de Verão.

Paulo Sergio continua a compor intensamente, tendo tido recentemente, a canção Você Me Vira a Cabeça, parceria com Chico Roque e cantada por Alcione na trilha da novela Da Cor do Pecado.Uma das canções mais executadas do ano.

***